Notícias

SÉRIE: AS GRANDES MULHERES DE VERDADE

Maria da Glória Rosa Sampaio: A Mestra Escritora

Ivone Rodrigues

Elas são as que acordam cedo e, na maioria dos dias, dormem muito tarde. São as que lavam, passam, cozinham, trabalham fora em um, dois e até três empregos, estudam, levam e buscam os filhos no colégio, futebol, balé e por aí vai… São Super Mulheres, Mulheres Maravilhas, Mulheres de Ferro… Quem conhece o coração de uma mulher, sabe que não existe lugar com maior reserva de amor.

São solteiras, casadas, amasiadas, divorciadas, enroladas, apaixonadas, mas são, acima de tudo, a origem do amor.

São audaciosas, destemidas, donas do próprio nariz, poderosas, cheias de charme, sedutoras, glamourosas, enfim, são cheias de personalidade.

Elas estão modernas, seguras e lutam para serem tratadas como merecem: sem violência, sem maus tratos e sem desigualdades. E, devagarzinho, ao longo dos anos, estão cada vez mais conquistando seus espaços, sem perder a doçura e os encantos de ser mulher.

Apesar de todos os dias ser o Dia das Mulheres, março é quando o mundo inteiro as reverencia.

E, para homenagear esse sexo forte, o Inform@ Goiás traz parte da história e a rotina de muitas dessas mulheres que foram descritas como: Mulheres de Verdade, como eu e você. São histórias de verdadeiras guerreiras, de fibra, que sabem o que querem e que não se deixam esmorecer. Em muitas delas, você vai se ver!

A ESCRITORA

Não há obstáculo suficiente para impedir uma desbravadora nata, uma mulher sempre muito à frente do seu tempo a conquistar seus ideais e objetivos.

Moderna e antenada, Maria da Glória Rosa Sampaio é pura vitalidade em seus 75 anos bem vividos. Destes, há 53 anos foi dividindo os aprendizados e conquistas com o leal companheiro Mauro Ribeiro Sampaio.

Dona Maria da Glória e Mauro Sampaio têm três filhos: dois de sangue e uma de coração: Fabrícia, Luiz Gustavo e Emília, todos Rosa Sampaio.

Luiz Sampaio é casado com Samara Esperidião e Emília com Josiel Henrique Alves, que são responsáveis pelo aumento da prole e da alegria da família com a chegada dos netos: Patrícia, Pollyanna, Ana Helena (Fabrícia), Luiz Mauro e Luiz Fernando (Luiz Sampaio e Samara), Maria Cecília e Maria Alice (Emília e Josiel). Recentemente, Maria da Glória e Mauro Ribeiro ganharam um bisneto, o pequeno Otávio.


Fabrícia com as filhas Patrícia, Pollyanna e Ana Helena

O filho Luiz Sampaio, a nora Samara e os netos Luiz Mauro e Luiz Fernando
Emília com Josiel e as filhas Maria Cecília e Maria Alice

Com uma agenda invejável, tem diversas atividades diariamente. Presidente da Academia Catalana de Letras (ACL), onde realiza várias atividades ao lado dos colegas imortais, Maria da Glória é escritora, leitora assídua de boas obras; costureira, bordadeira, artista plástica de uma sensibilidade admirável, fotógrafa por formação e paixão, palestrante, membro da Pastoral Familiar da Paróquia Mãe de Deus e ainda encontra tempo para viajar, jogar bingo e baralho com as amigas e outras coisinhas mais…

O bebê da casa e paixão de Maria da Glória: o gato Tirso

Amante do conhecer, Maria da Glória é apaixonada por um pé na estrada e um nas nuvens.

Com a prima e grande amiga e companheira de viagem, Regina Rodrigues

Já conheceu boa parte dos Estados brasileiros e coleciona, além dos carimbos no passaporte, incríveis memórias sobre as viagens ao Oriente Médio, onde esteve por duas vezes. A Europa, América do Sul, Estados Unidos e Canadá fazem parte de maravilhosas recordações relatadas com detalhes por ela. E as viagens não param por aí: as malas já estão sendo montadas para o novo destino: Egito.

Com as mudanças ocorridas com o passar das décadas, Maria da Glória analisa a diferença para as mulheres de antigamente e as mulheres de hoje:

“A diferença está na liberdade. Antigamente, éramos livres pra sonhar e esperar. Já nos dias de hoje, as mulheres lutam por seus direitos e não são mais livres para os sonhos”.

Sobre a tão sonhada igualdade de gêneros, a escritora reconhece que houve algumas evoluções, entretanto, “mesmo tendo várias conquistas, vai demorar muito ainda ou talvez nem se consiga a igualdade em muitas áreas, como no mercado de trabalho. É preciso que as mulheres reneguem as cotas (em geral) e estejam prontas e em número maior nos legislativos (municipal, estadual e federal) para que as leis deixem de ser discriminatórias e machistas”.

Maria da Glória é um exemplo de mulher corajosa que venceu preconceitos e se tornou, além de uma professora admirada, uma das primeiras mulheres de destaque na política de Catalão, pois foi vice-prefeita, secretária municipal de Educação e, assim, uma grande líder, um exemplo de mulher engajada por dias com menos injustiças contra as mulheres e todos aqueles que merecem apoio e voz.

Diante de todo seu aprendizado, com generosidade aconselha:

“Faça com amor e determinação o que lhe compete fazer, sem se preocupar com elogios e vaidades. Se quer, se deseja fazer, apenas faça. Essa é a recompensa”!

E ela define o que é ser, para ela, uma mulher de verdade: “Amar sem preconceitos, respeitando e se colocando no lugar do outro. Ser sempre bonita e olhar e deixar-se olhar nos olhos, sem medo de ser feliz”.

Artigos relacionados

2 thoughts on “SÉRIE: AS GRANDES MULHERES DE VERDADE”

  1. Professora Maria da Glória realmente uma grande e inspiradora mulher. Parabéns e muito obtido por todos os ensinamentos. Ana Luicia Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker